ELABORAÇÃO DE PROJETOS e GESTÃO DE CONVÊNIOS

O gerenciamento de projetos – aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para elaborar projetos técnicos.  Os profissionais da NIVA podem atuar como elaboradores e ou executores de Projetos desde da elaboração, captação de recurso e prestação de contas, seja no contextos público, privado ou do terceiro setor de maneira planejada e articulada.

PRESTAÇÕES DE CONTAS

A NIVA disponibiliza profissionais para elaborar as prestações de contas em diversas áreas, especialmente prestações de contas de recursos do SUAS e prestação de contas de Convênio específicos que tem por finalidade estabelecer e ordenar os procedimentos a serem seguidos, por entidades Convenentes, ante as responsabilidades assumidas quando da celebração dos instrumentos de convênio, mediante os quais adquirem as condições preconizadas pela legislação para receber as transferências financeiras previstas em cada caso.

ALIMENTAÇÃO DE SISTEMA: SICONV, SISMOB, SIMEC

  • Nossos profissionais são preparados para alimentar o SICONV, o portal de convênios do Governo Federal formaliza transferências voluntárias entre um órgão da Administração Pública Federal e estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.
  • Nossos técnicos são preparados para alimentar o SIMEC do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação – SIMEC em todas as etapas necessárias, desde das ações planejadas e aprovadas as prestações de contas/metas.
  • O Sistema de Monitoramento de Obras – SISMOB é o sistema informatizado, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, para cadastro e análise de propostas de projetos de saúde e monitoramento de execução de obras de transferência fundo a fundo.

ASSESSORIAS E CONSULTORIAS

A NIVA possui um quadro de colaboradores técnicos e especialistas renomados para prestar assessorias e consultorias nas áreas de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Administração, Associações de Moradores, Conselhos Setoriais e especialmente as atualizações do MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

CONSELHO TUTELAR – CT

FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO pontual e ou continuada para Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes, possibilitando a integração das ações entre o que preconiza o ECA/ legislações pertinentes e a prática diária, na qual possam vivenciar situações de corresponsabilidade e experiências que proporcionem visão ampliada das dimensões técnica, pessoal e social dos conselheiros, contribuindo para a construção da sua identidade profissional e de valores como Cidadania e Direitos Humanos.

CONSELHO DO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA 

FORMAÇÃO continuada para Conselheiros do CMDCA, Agentes da REDE do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, favorecendo a mobilização, articulação e ações articuladas, contribuindo para a construção da garantia, defesa e efetivação das políticas públicas e valores de Cidadania e Direitos Humanos.

CONSELHOS SETORIAIS

Capacitar os Conselheiros é fundamental, pois a sociedade precisa de capazes de interferir nas formulações das políticas e as capacitações precisam refletir a realidade local dos conselheiros, emponderando-os de conhecimentos e ferramentas que os possibilitam a agir conforme determina a legislação, tendo os conselhos como instância de participação democrática e participativa.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Melhorar a qualidade do atendimento nos serviços, por meio de habilidades e competências comportamentais e comunicacionais, é fundamental para o progresso de qualquer organização. Para isso, é necessário formar/capacitar os profissionais e gerenciar o relacionamento com o público de maneira funcional e efetiva – principalmente oferecendo conhecimentos práticos e ou ferramentas tecnológicas aos colaboradores que possam resultar na melhoria da produtividade e na eficácia dos processos de atendimento dos seus respectivos serviços.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Cada pessoa, que passamos a considerar portanto, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a “bagagem” que traz consigo. Preocupada com a qualidade da relações entre os colaboradores das organizações e principalmente o setor público que a NIVA oferece um curso especifico para trabalhar este tema.